Softwares educacionais para a construção da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Flores, Maria Lúcia Pozzatti | pt_BR |
dc.contributor.author | Mombaque, Sandra Teresinha Mombach de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141405 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta um estudo bibliográfico sobre o questionamento: Como acontece a construção do conhecimento de informática em alunos de seis a oito anos? Piaget - que em sua teoria psicogenética, procura estabelecer leis e princípios do desenvolvimento humano possibilitaram a análise de que permitiu classificar a relação entre o desenvolvimento cognitivo da criança e como acontece a construção dos conhecimentos de informática em alunos dos seis aos oito anos, destacando que esta relação acontece de forma gradativa, uma vez que a criança vai construindo o pensamento através da apropriação das estruturas e das formas de incentivos que lhes são apresentadas, que tanto as interações com os sujeitos, quanto à interatividade que os recursos informatizados adequados a faixa etária, possibilitam a formação de alunos capazes de construir sua própria aprendizagem, de aprender a aprender - habilidade necessária para toda vida. Entende-se que o resultado da aprendizagem constatada nesta pesquisa, define a atuação da escola e do profissional da educação infantil na utilização de softwares e do computador como ferramentas nos processos educacionais, como os benefícios e malefícios causados por eles constatados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents a bibliographical study on the question: As the construction of knowledge information technology students in six to eight years? Piaget - who in their psychogenic theory, seeks to establish laws and principles of human development that allowed the analysis allowed to classify the relationship between cognitive development and, like the construction of knowledge information technology students in the six to eight years, noting that this relationship occurs gradually, as the child builds thinking through the ownership of the structures and forms of incentives presented to them, that the interactions with the subjects, as the interactivity that adequate computer resources to age range, allow the formation of students able to construct their own learning, learning to learn - skills necessary for life. It is understood that the learning outcomes observed in this study defines the role of school and vocational education of children in the use of software and computer as tools in the educational processes, as the benefits and harm caused by them are discovered. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Computer | en |
dc.subject | Software | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Softwares educacionais para a construção da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989796 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)