Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorSpellmeier, Marli Bertolinipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141391pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o tema, As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar. Diante do novo cenário de mundo o uso das TICs na educação é de extrema importância pois, se encontra presente em todas as áreas do conhecimento humano, e emerge em todos os setores mundiais. O computador é o principal instrumento deste avanço, e frente a este novo cenário, o uso das TICS na educação nas séries finais, e na formação dos profissionais que atuam neste campo é de fundamental relevância. Diante deste contexto surge o problema de como ss tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas pedagogicamente como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de contribuição pedagógica no processo do ensino aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental, e se caracteriza como descritiva, qualitativa , e tem como população doze (12) estudantes pesquisados da Escola Estadual de Ensino Médio, situada, na Rua Auguto Gärtner n° 289, Município de Imigrante RS. Apresenta pressupostos teóricos contemplando o conhecimento sobre a tecnologia da informática na educação, auxiliado nas visões de vários autores muito importantes entre eles, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, entre outros. Esta pesquisa deixa uma reflexão, que introduzir novas mídias na escola significa cuidar melhor do estudante, pois a Informática na educação deve ser contemplada com a excelência que ela merece.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the theme, Information Technologies and Communication Technologies (ICTs) in schools. In the new world scenario of the use of ICTs in education is extremely important because it is present in all areas of human knowledge, and emerges in all sectors worldwide. The computer is the main instrument of progress, and deal with this new scenario, the use of computer technology in education early in the series, and the training of professionals who work in this field is of fundamental importance. Given this context arises the problem, as the technology of computing can be used as a pedagogical tool for teaching contribution in the process of teaching learning in the initial series of basic education? This research aims to examine the overall use of Information Technology as a tool for assistance in the educational process of teaching learning in the initial series of basic education, and is characterized as descriptive, qualitative and ethnographic-type, and has as population twenty eight (28) studient searched State of the School of Escola Estadual de Ensino Médio Vinte e Cinco de Maio, located at Rua Augusto Gartner No. 289, Municipality of Imigrante RS, with a sample simple and intentional and is used as a tool to search roadmap for interview. Presents assumptions contemplating theoretical knowledge about the technology of computing in education, helped the visions of several authors very important among them, Valente, Taille; Mattos; Marques, Demo, Freire, among others. This research leaves a reflection, which introduce new media in school means better care of the student because the Computers in education should be included with the excellence that it deserves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectComputersen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples