Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Weber, Raquel Elisa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141374 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991889 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)