Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDias, Cristiani de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorStrieder, Simonept_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:09:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141363pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma revisão teórica, envolvendo o documento “Referenciais para a Formação de Professores”, analisando a atuação dos professores e a importância de sua formação inicial e continuada. Logo após, faz referência sobre a EAD: surgimento, evolução, legislação e cursos oferecidos nessa modalidade pela SEED/MEC. Em seguida, busca, através da metodologia qualitativa, apresentar uma amostragem dos motivos da evasão do curso, coletada por meio de um questionário composto por uma série de seis questões abertas. A amostra foi composta por dezoito professores cursistas, todos da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS, que interromperam o curso antes de concluí-lo. Dessa forma, com os resultados obtidos, espera-se contribuir para que cursos oferecidos nessa modalidade possam elaborar estratégias com o objetivo de reduzir a evasão.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyse the causes of the evasion in a distance learning course of teachers' formation, Lato-sensu Post graduation level, offered by the Federal Government. Initially, this study presents a theoretical revision, including the document “Referential systems for the Teachers' Formation”, analyzing the teacher’s actuations and the importance of their initial and continued formation. Then, it makes reference about the DLC (Distance Learning Course): appearance, evolution, legislation and courses offered in this area by the Department of Distance Education/ Ministry of Education. Based on qualitative methodology, this work intended to summarize and describe the main reasons of evasion in teacher’s courses formation. These data were collected through one questionnaire composed by six open questions made to eighteen teacher students, everybody from the Municipal Group of Education of Portão/RS, which interrupted the course before it has ended. The results obtained can contribute in order to help courses in this field to elaborate strategies with the objective to reduce the evasion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachers' formationen
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectDistance learning courseen
dc.subjectEvasionen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleFormação de professores : cursos em ead, por que evadir?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990217pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem