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Formação de professores : cursos em ead, por que evadir?
dc.contributor.advisor | Dias, Cristiani de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Strieder, Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:09:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141363 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar as causas da evasão em um curso de formação de professores, na modalidade a distância, em nível de Pós- Graduação, Lato-sensu, oferecido pelo Governo Federal. Inicialmente, apresenta uma revisão teórica, envolvendo o documento “Referenciais para a Formação de Professores”, analisando a atuação dos professores e a importância de sua formação inicial e continuada. Logo após, faz referência sobre a EAD: surgimento, evolução, legislação e cursos oferecidos nessa modalidade pela SEED/MEC. Em seguida, busca, através da metodologia qualitativa, apresentar uma amostragem dos motivos da evasão do curso, coletada por meio de um questionário composto por uma série de seis questões abertas. A amostra foi composta por dezoito professores cursistas, todos da Rede Municipal de Ensino de Portão/RS, que interromperam o curso antes de concluí-lo. Dessa forma, com os resultados obtidos, espera-se contribuir para que cursos oferecidos nessa modalidade possam elaborar estratégias com o objetivo de reduzir a evasão. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to analyse the causes of the evasion in a distance learning course of teachers' formation, Lato-sensu Post graduation level, offered by the Federal Government. Initially, this study presents a theoretical revision, including the document “Referential systems for the Teachers' Formation”, analyzing the teacher’s actuations and the importance of their initial and continued formation. Then, it makes reference about the DLC (Distance Learning Course): appearance, evolution, legislation and courses offered in this area by the Department of Distance Education/ Ministry of Education. Based on qualitative methodology, this work intended to summarize and describe the main reasons of evasion in teacher’s courses formation. These data were collected through one questionnaire composed by six open questions made to eighteen teacher students, everybody from the Municipal Group of Education of Portão/RS, which interrupted the course before it has ended. The results obtained can contribute in order to help courses in this field to elaborate strategies with the objective to reduce the evasion. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teachers' formation | en |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Distance learning course | en |
dc.subject | Evasion | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Formação de professores : cursos em ead, por que evadir? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990217 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)