Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação infantil : o papel da televisão
dc.contributor.advisor | Deus, Sandra Batista de | pt_BR |
dc.contributor.author | Umpierre, Gisele Americo Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:09:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141357 | pt_BR |
dc.description.abstract | No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor. | pt_BR |
dc.description.abstract | No meio de comunicação TV, que se propõe a educar crianças e adolescentes, ainda são poucos os programas nacionais de caráter educativo que não as exponham demasiadamente à violência ou às atitudes agressivas. O objetivo desta pesquisa tem o intuito de verificar se o uso da televisão na educação infantil, com ênfase no Berçário, colabora no processo de ensino-aprendizagem estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Para tanto, o presente estudo analisa o programa infantil COCORICÓ veiculado na TV Cultura na tentativa de perceber a presença do objetivo entretenimento aliado com um conteúdo de qualidade. Pesquisa bibliográfica, as referências teóricas utilizadas são: Pedro Gilberto Gomes, Sergio Mattos, Ferrès, Moran, Celso Antunes, Tomaz Tadeu da Silva e Joadir Foresti. São analisadas 6 edições do respectivo programa. Para trabalhar com a educação infantil utilizando a televisão como ferramenta pedagógica, primeiramente devemos ter muito cuidado, fazer um breve estudo, uma avaliação sobre o programa que será utilizado com a turma para saber se é adequado, se irá corresponder com tal faixa etária, pois sabemos que no Berçário, no Maternal e no Jardim possuem atividades diferenciadas devido ao seu processo cognitivo e desenvolvimento psicomotor. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Childhood education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Influência | pt_BR |
dc.subject | Influences on television | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Educação infantil : o papel da televisão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989748 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)