O uso da informática na educação matemática : um estudo de caso da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo analisa a realidade dos professores de Matemática da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí em relação ao uso da Informática na aula de Matemática no Ensino Fundamental. Como apoio à referida pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre informática na educação, educação matemática e aplicação da informática na educação matemática, principalmente através do uso de objetos de aprendizagem e softwares educativos, de modo a refletir sobre a aplicação da inf ...
O presente estudo analisa a realidade dos professores de Matemática da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí em relação ao uso da Informática na aula de Matemática no Ensino Fundamental. Como apoio à referida pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre informática na educação, educação matemática e aplicação da informática na educação matemática, principalmente através do uso de objetos de aprendizagem e softwares educativos, de modo a refletir sobre a aplicação da informática na educação matemática. Nesta perspectiva, analisou-se a aplicabilidade dos softwares Geogebra, Régua e Compasso, Winplot e o Wingeom, e dos objetos de aprendizagem Gangorra Interativa, o Labirinto e o Expressões Numéricas. Através da aplicação de questionário a professores, e observações realizadas em sala de aula, foi realizada uma análise sobre como, atualmente, a informática está sendo (ou não) aplicada na rede municipal e estadual do município de São Sebastião do Caí. Constatou-se que os professores desse município utilizam pouco a informática em sua prática docente, pois, embora acreditem na importância deste recurso, a falta de computadores e a sua própria falta de conhecimento sobre informática dificultam o uso do computador em suas práticas pedagógicas. Desse modo, esta pesquisa pretende, através do referencial teórico e reflexões sugeridas, auxiliar os professores de matemática a aplicarem a informática em suas práticas pedagógicas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License