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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorFinatto, Lauro Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:13:58Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14100pt_BR
dc.description.abstractO trabalho realizado estuda o mercado de cartão de crédito, um dos que mais se expandiu e obteve lucros no Brasil nos últimos 10 anos, e ainda apresenta um grande mercado potencial considerando o número de habitantes do país e o número dos possuidores de cartão de crédito. O objetivo é entender a realidade deste mercado na cidade de Casca/RS, identificando motivos pelos quais os estabelecimentos comerciais da cidade resistem ao credenciamento a VISA, bem como identificar os fatores que facilitariam o credenciamento dos estabelecimentos comerciais que não possuem credenciamento a VISA, suas alternativas de recebimento das vendas realizadas e o nível de conhecimento dos administradores dos estabelecimentos sobre as vantagens e benefícios oferecidos pela VISA. Para esse fim foram realizadas entrevistas em profundidade com funcionários do banco e gerentes de diversos estabelecimentos comerciais, sendo que a partir das informações obtidas chegou-se à conclusão que um dos principais motivos de resistência ao credenciamento a VISA é a insuficiência de informações sobre essa alternativa de recebimento e as vantagens na sua adoção. Isto se deve principalmente ao distanciamento existente entre os estabelecimentos comerciais e as agências bancárias, privando ambos do compartilhamento de soluções em serviços que poderiam agregar um diferencial a mais no atendimento, ampliando as possibilidades de conquista de um mercado maior por estes estabelecimentos e conseqüentemente aumentando suas vendas de produtos. O pouco esclarecimento de informações sobre essa sistemática conjugada à pouca cultura ainda existente ao uso do cartão pelos consumidores levam os administradores a preservarem os métodos mais antigos, evitando qualquer inovação nas formas de administrarem e realizarem os controles de suas transações comerciais. Este estudo mostra que é possível crescer mais inovando em alternativas atuais, mesmo estando inseridos num mercado pequeno, mas que junto à mudança do comportamento dos consumidores os administradores destes estabelecimentos deverão investir na formação, profissionalização e modernização do atendimento, incluindo novas ferramentas de controles de suas vendas, caso contrário tenderão a se reduzir cada vez mais em vista do aumento da quantidade de consumidores com maior grau de exigência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleFatores de resistência a aceitação do cartão VISA em estabelecimentos comerciais da cidade de Casca - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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