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dc.contributor.advisorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorPereira, Juliane Martins Sosselapt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:13:57Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14098pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta um estudo sobre um “novo” papel desejado do profissional bancário a partir de uma série de transformações pelas quais passou o setor nos últimos anos. O estudo foi realizado através de entrevistas com funcionários do Banco do Brasil sendo 11 (onze) da Agência Lapa (PR) e 6 (seis) de outras agências do Banco. Também foram entrevistados 15 (quinze) clientes (pessoa física e jurídica) da cidade da Lapa (PR), e ouvido a opinião de um representante do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR), representando o pensamento dessa entidade. Procurou-se identificar o significado e a importância da qualificação numa profissão em que se no passado exigia conhecimento técnico, hoje busca um profissional multifuncional, adaptável e aberto ao novo, que saiba trabalhar em equipe. Enfatizando métodos qualitativos, os dados levantados a partir das entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo e mostram que as mudanças que ocorrem na rotina dos bancários são preocupantes para os funcionários. O inquietante desconforto pode ser o primeiro passo para a busca da qualificação através de uma aprendizagem continuada. A necessidade de adaptação a essas mudanças é inquestionável. Uma visão de futuro e a consciência de que por mais atualizado que o profissional se sinta, sempre apresentará carências de informações. O percentual de funcionários que estuda, participa de cursos e busca atualização é baixo. Os dados das entrevistas confirmam e ao mesmo tempo surpreendem no aspecto de que apesar do profissional estar atento às mudanças que estão ocorrendo, ainda é poucos os que estão se profissionalizando. A competitividade do setor bancário demanda auto-profissionalização e colaboradores engajados no processo de seus produtos e serviços e vender também, a imagem da empresa. Concluiu-se que a empresa deve auxiliar o profissional no seu desenvolvimento profissional, mas este também deve buscar formação e informação no dia-a-dia por conta própria.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho : Inovacao tecnologicapt_BR
dc.subjectTrabalho bancáriopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleO "novo" papel do bancário no Banco do Brasil : um estudo de caso na agência Lapa (PR)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649452pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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