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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorMorandi, Nely do Rosário Albinopt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:13:51Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14076pt_BR
dc.description.abstractO Cooperativismo vêm das antigas civilizações. No Brasil, desde 1824 ele está presente. Esta forma de organização se fortaleceu ao longo dos anos e apresenta forte expressividade nas sociedades. Atualmente, tem-se 330 mil cooperativas no mundo e mais de 150 milhões de pessoas envolvidas. Ou seja, não é um assunto que a sociedade pode ignorar, mas tem que trabalhar para crescer com ele. Paralelo ao crescente fortalecimento do cooperativismo, introduziu-se no mercado o microcrédito. Idéia de atingir a parcela da população excluída da bancarização. As cooperativas de crédito apareceram como excelentes instrumentos para desempenhar este papel. O Governo Federal, exercido pelo Presidente Lula, incentiva o fortalecimento das cooperativas de crédito e do acesso da população de baixa renda ao crédito e a melhoria da qualidade de vida. Porém, não basta criar as cooperativas. É preciso ajudá-las a crescer e se fortalecer para que cumpram seu papel. Se não tiverem apoio, podem fazer o papel reverso, falir. O Banco do Brasil (BB), cumpridor de seu papel social, vêm melhorando e aumentando suas parcerias com as cooperativas na intenção de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e ainda obter rendimentos financeiros com este apoio. O Banco do Brasil mantém parceria com a rede Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária - Cresol. Muito é questionado sobre esta parceira, se a mesma traz vantagens ou não para o BB, se perdemos nossos cliente para a Cresol. Diante deste dilema, elaborou-se um estudo de caso para levantar as parcerias existentes entre BB Concórdia e Cresol Concórdia, observando se há vantagens ou desvantagens da parceria para o BB. Assim, procurou-se analisar se há ou não evasão de clientes BB para a Cresol e verificar se há concorrência entre as duas partes, já que oferecem produtos similares. Analisaram-se as parcerias existentes (Correspondente bancário, convênio de compensação e repasse de recursos), o produto similar, entrevistou-se colegas do BB e funcionários da Cresol,e tentou-se identificar se os cliente BB migram para a Cresol. Chegou-se a conclusão de que no caso da parceria da Cresol Concórdia e BB esta traz receitas, captação, redução de estrutura e cumprimento do papel social para o Banco do Brasil. Os produtos podem ser similares, mas o BB tem mais linhas disponíveis e as taxas são semelhantes às da cooperativa, basta adequar às necessidades do cliente. A isenção de tarifa mensal de conta é percebida como um dos maiores dificultadores na manutenção dos clientes BB. Porém, os clientes que migraram eram, na maioria, clientes sem produtos, conta especial. Ou seja, não era um público priorizado no BB. Neste caso, está a Cresol cumprindo seu papel de bancarização do pequeno agricultor. Também se percebeu a insegurança dos funcionários BB no crescimento da Cresol e perspectiva de concorrência e, por outros lado, discriminação percebida pelos funcionários da Cresol decorrentes da concorrência com BB. A parceria com a Cresol apresenta pontos que precisam ser revistos, o que é natural. A cooperativa existe, está crescendo. É melhor o BB participar deste crescimento, ter receitas com isso e cumprir o seu papel social, do que esperar que outro parceiro faça isso. Para a Cresol a parceria também é boa, pois lhe dá instrumentos para trabalhar, gerar riqueza e melhorar a qualidade de vida na praça. Com isso, podemos concluir que até o presente momento a parceria com a Cresol é vantajosa para o Banco do Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão tecnológicapt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.titleCresol Concórdia : uma ameaça ou uma oportunidade de parceria com o Banco do Brasil?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649336pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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