Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Mariana Pohlmann dept_BR
dc.contributor.authorRossi, Wagner Soarespt_BR
dc.contributor.authorBrendler, Clariana Fischerpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorKindlein Junior, Wilsonpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-07T02:09:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140513pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.pt_BR
dc.description.abstractEducation systems are undergoing transformations in order to adapt their curriculum to develop skills that are required of professional from courses that have design disciplines. Also increasingly evident is the need for a transdisciplinary teaching that involves collaboration among different disciplines of the same science. In this context, this article focuses, by the case study of synthetic diamond particles, on the integration among Descriptive Geometry, Technical Drawing, Materials and Processes disciplines with the aid of CAD systems. Through this integration and a transdisciplinary teaching it is possible to correlate the knowledge that involves three-dimensional modeling, projection of objects and analysis of the geometric shape. The generated models represent an innovative feature for the process of teaching and learning in the disciplines that involve the design as it provides an effective contact between the student and the object of study through, the manufacturing experience and the concrete three-dimensional experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 19, n. 3 (2015), p. 67-86pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransdisciplinaryen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectDescriptive geometryen
dc.subjectTechnical drawingen
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.subject3D modelingen
dc.subjectModelagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMicroparticlesen
dc.titleTransdisciplinaridade e integração de conteúdos da geometria descritiva, desenho técnico e modelagem na representação de micropartículas cristalinaspt_BR
dc.title.alternativeTransdisciplinarity and integration of content of descriptive geometry, technical drawing and modeling in the representation of crystal microparticles en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985702pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples