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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Jusani Beatriz dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:51Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140184pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de identidade e de imagem da marca Jornal do Comércio. Seu propósito é investigar se existe alinhamento entre o posicionamento da empresa e a percepção dos entrevistados. Foram estudados conceitos de autores nas áreas afins, assim como artigos acadêmicos atuais para fundamentar o trabalho. A metodologia empregada para o desenvolvimento desta pesquisa foi o Método de Configuração de Imagem, que permite uma dupla abordagem da população pesquisada. Junto ao público externo é possível aferir a imagem do Jornal do Comércio, a reputação que tem entre os seus consumidores. E, junto ao público interno, verifica-se se os colaboradores estão satisfeitos com o produto que é entregue pela empresa aos seus consumidores, se o posicionamento está alinhado à sua forma de trabalhar e de ser percebida pelo seu público-alvo. Foram realizadas dez entrevistas, cinco com leitores de representatividade em diferentes áreas e cinco com gestores de destaque. A partir dos resultados foram gerados os mapas comparativos da imagem e da identidade em relação aos principais atributos apresentados. Os procedimentos incluíram a análise de documentos e da história da empresa. Como resultados, foram classificados os principais atributos da marca Jornal do Comércio através de mapas de configurações, mostrando suas proximidades e distanciamentos. Foram também classificados os principais atributos para a formação da imagem e da identidade e estabelecidas as distâncias e proximidades de atributos da marca Jornal do Comércio. Os resultados fornecem subsídios e sugestões de ações estratégicas para decisões gerenciais da marca Jornal do Comércio, que carrega no nome a tradição de um veículo de economia e negócios do RS, bem como sugere possibilidades de estudos futuros mais amplos.pt_BR
dc.description.abstractThis article is presenting a study of identity and brand image of Jornal do Comércio. The purpose is to find out if there is alignment from the company to the perception of respondents. Concepts was estudied by authors in it's fields, recent scholary articles to support these estudies. The methodology used for the development of this research was the Method configuration Image to map identity, the perception of the main managers.We can check with the internals, whether the employees are satisfied with the product that is delivered by the company to its consumers, if the positioning is aligned to your way of working and being perceived by your target audience. Ten interviews were completed, divided between five readers and five managers. From the results were made the comparative maps of image and identity comparing to the main attributes presented. The procedures included a full analysi of documents and history of the company. As results the attributes most showing of image and identity as showed attributes. Was classified as main attributes to result of image, determining their distances or proximity to the Jornal do Comércio. These results provide subsidies and suggestions for strategically brand management decisions of Jornal do Comércio, wich is a renowned economy and business vehicle of Rio Grande do Sul, it also suggests possibilities for broader future studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBranden
dc.subjectIdentidade de marcapt_BR
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectPositioningen
dc.subjectMethod configuration imageen
dc.titlePesquisa de imagem e de identidade do Jornal do Comércio sob a ótica de seus leitores e gestorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989254pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Marketing - Turma 2013pt_BR


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