Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Maria Del Carmen Cabrerapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140167pt_BR
dc.description.abstractA utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titlePortifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990455pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples