Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Gallego, Andréa Bonetti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T02:07:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140132 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo pesquisou as possibilidades de desenvolvimento moral em adultos a partir da relação com tutores e professores a distância. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, em especial o desenvolvimento moral. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de caso. O trabalho foi realizado com uma turma de alunos de um curso de pedagogia a distância. A coleta de dados foi feita através de um questionário escrito, com perguntas abertas. Foram utilizadas as opiniões dos alunos sobre a questão da autoria, ou do plágio, e as alterações de suas opiniões sobre o tema, ao longo do curso, como possível indicador de desenvolvimento moral ao longo da graduação através da relação com os tutores e professores. A abordagem ocorreu através das conceituações e reflexões sobre a questão do plágio nos alunos pesquisados, tentando mapear, através das manifestações de descentração e de reflexão destes, a evolução no conceito de autoria, investigando, a partir daí, um possível crescimento em termos de desenvolvimento moral na relação com professores e tutores. Os resultados obtidos indicam relações de cooperação com os tutores e professores que possibilitaram a construção de novos valores, permitindo aos alunos respeitar a produção intelectual do outro, construindo assim o conceito de plágio e autoria. O estudo nos leva a concluir que relações de cooperação com a equipe docente, no meio acadêmico a distância, podem ser relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990462 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)