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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorZancheta, Tatielept_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140109pt_BR
dc.description.abstractO marketing de emboscada é uma prática muito polêmica, pois enquanto alguns pesquisadores o definem como antiético, outros afirmam que a tática é uma ferramenta de guerrilha como tantas outras utilizadas no mercado competitivo que vivemos. O presente trabalho tem três objetivos: saber como o brasileiro se comporta diante da prática do marketing de emboscada; avaliar se existe diferença na opinião de homens e mulheres sobre esta prática e por último identificar quais empresas foram mais e menos reconhecidas como patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa, onde 143 questionários foram respondidos, via internet, tendo como resultados mais relevantes o fato de que os brasileiros consideram o marketing de emboscada antiético, e, as mulheres, consideram mais antiético do que os homens. Mesmo considerando a prática antiética, isso não afeta o comportamento de compra de ambos os sexos: comprariam mesmo assim de empresas que praticam marketing de emboscada. Por fim, a empresa mais reconhecida como patrocinadora oficial, entre as 20 citadas, foi a Coca-Cola e a menos reconhecida foi a Yingli. Através destes resultados, ações para combater o marketing de emboscada foram sugeridas bem como hipóteses foram levantadas, que podem contribuir para estudos futuros, a fim de aprofundar a pesquisa sobre o comportamento do brasileiro diante do marketing de emboscada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.titleA percepção dos brasileiros sobre o marketing de emboscadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991019pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Marketing - Turma 2013pt_BR


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