As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos
dc.contributor.advisor | Menezes, Crediné da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Geny Schwartz da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T02:06:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/140071 | pt_BR |
dc.description.abstract | A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em Portfólios de Aprendizagem. Destacamos de 68 blogs uma amostra de 14 desses com os registros realizados no primeiro semestre de 2009. Trabalhamos com dois protocolos de registro que contemplaram (1) o total de e (2) as intervenções dos tutores. Da análise destacamos: (1) A interação como esteio para a formação de comunidades; (2) A criatividade em atos; (3) Os tutores investem em fazer perguntas que pedem esclarecimentos. O guia da tutoria e a formação presencial e a distância em curso de especialização específico formaram a base do trabalho realizado pelos tutores nas intervenções pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990893 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)