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dc.contributor.advisorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Fernando de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2008-09-24T04:13:48Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14002pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleEmpréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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