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dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorKapfenberger, Everton Luíspt_BR
dc.date.accessioned2008-09-24T04:13:31Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13996pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas de avaliação de desempenho, ao par da evolução de toda a teoria sobre Gestão de Pessoas, vem sofrendo marcantes mudanças nas últimas décadas, partindo da concepção onde esta era compreendida como uma técnica para verificar a adaptação do homem ao trabalho (numa lógica mecanicista), evoluindo para o entendimento de que o homem passou a ser visto como integrante do processo produtivo (década de 70), e seguindo com a evolução de toda a lógica das relações capital/trabalho qual todos também já conhecemos. Essas mudanças certamente influenciaram os modelos de avaliação utilizados pelo Banco do Brasil, sendo o tema abordado no presente estudo traçar um comparativo entre os modelos implementados pela empresa. O objetivo principal é comparar os dois últimos sistemas avaliativos do Banco do Brasil, buscando identificar as mundanças ocorridas com a implementação do modelo de Gestão de Desempenho por Competências, bem como a percepção dos funcionários sobre as mudanças estabelecidas. O trabalho é apresentado de forma descritiva, apresentando o contexto dogmático e científico sobre o assunto e um paralelo entre a ciência e os modelos implementados no Banco do Brasil desde a década de 60; tudo isso balizado em referenciais bibliográficos, além dos resultados de pesquisa dirigida à funcionários da empresa Conclui-se com a pesquisa, que os modelos teóricos em tudo se aplicam aos sistemas de avaliação de desempenho e gestão de pessoas utilizado pelo Banco do Brasil, que seus funcionários tem perfeito conhecimento sobre os conceitos destes e identificam as diferenças entre os sistemas. Verificou-se ainda certa evolução na percepção dos funcionários quanto ao sistema de avaliação, preferindo o sistema de gesto de competências ao antigo, porém ainda exitem pontos negativos quanto à sistemática de avaliação utilizada pela empresa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectDesempenho profissionalpt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleGestão de desempenho profissional ou gestão de desempenho por competências? : uma visão funcionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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