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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Francieli Silveira dept_BR
dc.date.accessioned2008-09-24T04:13:10Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13972pt_BR
dc.description.abstractA crescente demanda por operações de crédito junto ao Sistema Financeiro Nacional e a preocupação em adequar a oferta às necessidades dos clientes suscitaram os questionamentos que levaram à realização desse trabalho. A representatividade do segmento de micro e pequenas empresas que constituem 99% das empresas formais do país e a proliferação de instituições de crédito imbuídas da tarefa de abocanhar essa fatia de mercado tornam imperativo adequar as estratégias de marketing para satisfazer esse segmento. Para o Banco do Brasil, esses clientes representam 20% da margem geral de contribuição. O estudo de caso realizado, de caráter exploratório, partiu de um problema pontual da Agência Salto do Jacuí decorrente do baixo volume de recursos de capital de giro aplicados no segmento durante 2006. A pesquisa baseou-se em dados secundários do sistema interno do Banco e também dados primários, obtidos por meio de entrevistas, para investigar o grau de satisfação das empresas clientes com os produtos para capital de giro disponíveis. Para analisar os dados realizou-se a interpretação das entrevistas e também tabulação e representação gráfica. O estudo possibilitou conhecer melhor as empresas clientes, suas decisões de crédito, bem como adequar a estratégia da agência para satisfazer esses clientes sem deixar de cumprir os objetivos da Instituição.pt_BR
dc.description.abstractThe increasing dispute for credit operations on the National Financial System and the preoccupation to adjust the offer to the client’s needs roused the questions to realize this work. The representative segment of small business that compose 99% of formal business of the country and the proliferation of credit establishment imbue of task to snap this market share make imperative to adapt the marketing strategies to satisfy this segment. For the Bank of Brazil these clients represent 20% of contribution general margin. The case study performed, using investigative research through qualitative approaching, emerged from singular problem originated from small business volume of rotation capital applied on the segment in the Agency from Salto Jacui in 2006. The research rely on secondary data from internal system of Bank and also primary data, from a series of interviews, to investigate the satisfaction level of the target public with the products destined to rotation capital available. To perform the data analysis it was aided by interviews interpretation, computer tables and graphics representation. This study allowed know better the clients of small business segment and your credit decision as well as to adapt the agency strategy to satisfy this market at the same time that perform the Bank of Brazil purpose.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.subjectMicro and small businessen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBanking marketingen
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleComportamento do consumidor micro e pequena empresa - estudo de caso dos clientes da Carteira EMPRESAS do Banco do Brasil agência Salto do Jacuí - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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