Relacionando dedicação e aprendizado no ensino à distância através da internet
Visualizar/abrir
Data
2007Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecid ...
Até que ponto a flexibilidade do Ensino à distância é um benefício? A dedicação dos alunos nesse tipo de ensino deve ser avaliada através de notas de participação? A presente monografia verifica a relação entre a dedicação dos alunos a um curso de pós-graduação à distância e o aprendizado produzido. Para coletar os dados primários foi utilizada uma pesquisa quantitativa descritiva, do tipo Survey, aplicada através de um questionário disponibilizado na Internet. Através da pesquisa, foi conhecida a opinião dos alunos em relação à sua dedicação e ao seu aprendizado e após, com a coleta de dados secundários, os dados colhidos foram relacionados com as notas obtidas na prática por duas turmas de alunos. Ao final da análise, foi possível concluir que o aluno que se dedica ao curso, participando das atividades propostas, tem um aprendizado alcançado de forma mais fácil e de qualidade muito superior. Assim sendo, a participação deve ser acompanhada e avaliada pelas Instituições de Ensino, através de mecanismos que facilitem o aprendizado e auxiliem o aluno na busca e na manutenção da motivação de aprender. Esse resultado é importante para que haja uma reflexão, por parte de alunos e instituições de ensino, sobre a metodologia aplicada atualmente em relação à inclusão de notas de participação nos conceitos, até porque, o número de alunos no ensino à distância tem aumentado significativamente, e é possível, inclusive, que ultrapasse o do ensino tradicional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License