Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível?
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Kátia Maria Fagundes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T02:08:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139600 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpus deste estudo referem-se aos planos de aula para o ensino de Ciências, apresentados nas edições online da Revista Nova Escola, publicadas entre 2006 e 2014, totalizando 90 edições. O referencial teórico contemplou, principalmente, o pensamento de André, Bardin, Espinoza, Franco, Fortuna, Luckesi, Lüdke, Piaget, entre outros. Os dados coletados em 88 planos de aula de Ciências foram organizados baseando-se na pergunta-problema da pesquisa: Que marcas evidenciam, nos planos de aula da Nova Escola online, a presença de articulação entre as atividades lúdicas e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com qual intencionalidade o lúdico é proposto? Os resultados são apresentados em três categorias de análise: o brincar com um fim em si mesmo; a brincadeira como isca e a brincadeira como desencadeadora de aprendizagens. A discussão e análise dos resultados, bem como suas relações com os aportes teóricos escolhidos, me conduziram ao fortalecimento das minhas inquietações iniciais, ou seja, nos planos de aula para o ensino de Ciências investigados predomina a ausência de atividades lúdicas. Considerando a presença insignificante das atividades lúdicas nos planos examinados e o modo como ela é abordada, esta pesquisa pretende instigar a realização de mais investigações que difundam o valor das atividades lúdicas como potencializadora de aprendizagens em sala de aula e fora dela, especialmente no ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.title | Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990570 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1437)