Planejamento didático-pedagógico integrado : organizando e narrando práticas docentes
dc.contributor.advisor | Hickmann, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Schuch, Júlia El Halal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T02:07:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139582 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo da educação, investigou como as professoras-estagiárias elaboraram os seus planejamentos, percorrendo a noção de currículo integrado em seus estágios de docência e de que forma esse planejamento integrado se traduz na prática cotidiana da sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo principal refletir analiticamente sobre a organização das ações didático-pedagógicas de professoras-estagiárias, a fim de perscrutar os vestígios de um planejamento integrado, a partir dos relatórios de observação e diários de classe construídos à época do estágio curricular. O estágio curricular foi exercido em classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. Para subsidiar este trabalho recorri a referenciais que produzem e constituem meus princípios e bases teóricas: JurjoTorres Santomé, Fernando Hernández e Antoni Zabala. Referenciais estes que possibilitam uma caracterização do que seja um planejamento integrado e problematizam propostas curriculares, globalização, interdisciplinaridade e organização dos conteúdos, que definem a prática na sala de aula. Também, recorri à Antonio Nóvoa e Madalena Freire quanto à análise das reflexões e à professora Maria Bernadette Castro Rodrigues ao analisar os princípios e objetivos dos planejamentos das professoras-estagiárias. Esta pesquisa está organizada a partir de princípios e características que se orientam por uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de caso por ter um interesse próprio e singular. Para coletar os dados utilizei a análise documental e, após selecionar os documentos, recorri à metodologia de análise de conteúdo. As análises se encaminharam para a constatação de que as professoras-estagiárias estabeleceram referências em busca de intenções, organizaram os conteúdos na proposta dos métodos globalizados, organizaram o currículo por projetos de trabalho, levaram em consideração o contexto observado, o cotidiano de seus alunos, o ambiente e o próprio desejo. Ainda, tomaram o cuidado em construir seus princípios pedagógicos, seus objetivos gerais e específicos e em refletir sobre a ação, retomando a todo o momento os elementos básicos de um planejamento, sinalizando a constituição de um planejamento integrado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Planejamento didático-pedagógico integrado : organizando e narrando práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990572 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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