Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMarques, Renata da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139571pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o aprender e suas relações com a saúde?” Seus objetivos: perceber as concepções dos professores sobre o bom e mau aluno, as possibilidades de sala de aula e a relação família e escola na aprendizagem; e, discutir as relações entre saúde e educação e suas relações com o aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas com três professoras e, além disso, foi realizada a distribuição de um questionário com professoras. Tanto as entrevistadas quanto as que responderam o questionário lecionam na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O campo da pesquisa se caracteriza por uma escola pública estadual e uma escola privada, localizadas em Porto Alegre/RS. Como referencial básico deste trabalho: Maria Aparecida Moysés ao ser fonte inspiradora inclusive das perguntas que formaram o questionário realizado. A autora trata, dentre outros assuntos, dos distúrbios de aprendizagem. As análises apontam a família como peça fundamental para o processo de aprendizagem dos educandos. As famílias, quando aliadas à escola e à outros profissionais da área da saúde, tendem a servirem como um alicerce para os alunos. Esta pesquisa em suas considerações apresenta a realidade na qual os professores estão inseridos, mostrando quais desafios eles devem superar e apoiados em quem. No caso desta pesquisa vimos que a visão do professor é que aja uma união entre escola, família e saúde durante o processo de aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleAprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990546pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples