Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Gabriela Spies dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-23T02:07:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139427pt_BR
dc.description.abstractO estudo insere-se no campo da História da Educação, em sua interface com a História da Cultura Escrita, elege como objeto de estudo dois diários de classe, produzidos por uma estagiária do Curso de Magistério, em fins da década de 1980. Assim, como objetivo da pesquisa, busca-se um entendimento da experiência de estágio, vivido por uma professora em 1987. Para além da análise dos diários, foi realizada uma entrevista com a autora do material. A pesquisa persegue esta questão: O que cadernos e narrativas de memória são capazes de fazer dizer sobre o estágio docente? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se utilizam dois tipos abordagens metodológicas, a análise documental e a entrevista ancorada na História Oral. Considera-se que esses documentos, escritos e orais, evidenciam um pouco da cultura escolar daquela temporalidade, são fontes importantes para a História da Educação por permitirem aproximações de uma determinada época, especificamente no que diz respeito a uma maior compreensão dos detalhes desse suporte de escrita, das temáticas abordadas durante o estágio, valorizando, também as memórias da autora dos cadernos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleDiários de classe do magistério : memórias de um estágio docente em 1987pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989860pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples