Monstrengo e suas histórias : o lúdico e a dramatização nos processos de aprendizagem infantil
dc.contributor.advisor | Lulkin, Sergio Andrés | pt_BR |
dc.contributor.author | Tolotti, Ana Paula Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T02:07:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139342 | pt_BR |
dc.description.abstract | Posicionada no campo da Educação, numa subárea do fazer teatral, esta pesquisa objetiva identificar a evolução da capacidade expressiva de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, utilizando-se de suas narrativas orais, através de propostas com atividades lúdicas e dramatização. A investigação aqui apresentada caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, tendo a análise documental como ferramenta para a produção dos dados. Como aporte teórico, apoia-se nos estudos de Peter Slade (1978) sobre o jogo dramático infantil e, como método de ensino, utiliza-se das práticas de Beatriz Ângela Vieira Cabral (2006) com o drama. Esta proposta pedagógica permite que as crianças ressignifiquem seu cotidiano, tendo como suporte a fantasia e a imaginação. O ato de brincar, nesse contexto, constitui-se como um facilitador do processo de ensino, pois leva os educandos à construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desse modo, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Este estudo, ainda, reflete sobre a importância de se elaborar propostas lúdicas – com atividades dramáticas e interligadas com a produção de histórias orais – que estimulam o faz de conta, proporcionando um melhor desenvolvimento dos potenciais imaginativos e favorecendo a expressão oral e a competência narrativa dos alunos. Além da apresentação e contextualização do projeto didático e das produções dos alunos, destacam-se a análise de seus avanços em três eixos: na linguagem, na matemática e na sócio-história. Por fim, esta pesquisa destaca as contribuições do projeto didático ao fazer educativo, quais sejam: possibilitar a interação dos alunos com diversas formas de manifestações artísticas baseadas em atividades lúdicas e incentivar, através da dramatização, a reflexão a partir de propostas desafiadoras, significativas e prazerosas. Como marcas de aprendizagens, destacam-se a socialização, a ampliação do repertório oral, a construção lógico-matemática, a relação cultural, a cooperação mútua e a autonomia, que permitiram, através da expressividade e espontaneidade, que os alunos se colocassem como protagonistas das suas descobertas e saberes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Monstrengo e suas histórias : o lúdico e a dramatização nos processos de aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990029 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License