Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente
dc.contributor.advisor | Comerlato, Denise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Viera, Maristela Inês Weber | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T02:07:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139336 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância do planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do estudo, apresenta-se uma reflexão fundamentada em Freire (2006-1996), Vasconcellos (2000), Rodrigues (2003), Manata (2004), Libâneo (1994), Piletti (1989), entre outros teóricos. Acredita-se que uma prática comprometida se materializa também no planejamento pedagógico, o qual é capaz de dar sentido à ação docente e às aprendizagens discentes. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, que analisa a experiência de docência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma da EJA numa escola da rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O planejamento feito para esta turma foi a partir de temáticas significativas às quais giravam em torno de assuntos de interesses dos educandos. As propostas envolviam a conexão do cotidiano com os conhecimentos prévios, relacionados com os conteúdos escolares. Dessa forma, evidenciou-se que o planejamento, quando realizado de forma intencional, consciente, com propostas pedagógicas adequadas, contextualizadas e com o intuito de provocar mudanças, possibilita o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989866 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Pedagogia (1442)