As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital
dc.contributor.advisor | Bol, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Martha Regina Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T02:07:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139327 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema principal a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para o Ensino Fundamental e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e a inclusão por meio de apreciações de dispositivos móveis. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante, refletindo a respeito de sua prática docente e discente, sobre suas experiências vividas como monitora do Projeto Mais Educação, bem como no estágio obrigatório do Magistério e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo desta pesquisa e a principal questão é refletir sobre como podem ser desenvolvidos planejamentos incluindo tecnologias digitais em tempos de cultura digital.Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam a inclusão social, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) e orientações da UNESCO (2014). Assim, é problematizado não só o conceito de cultura digital (KREUTZ e BOLL), mas também o de inclusão social (WARSCHAUER), entrecruzando-os às discussões de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997). Esse contexto educador, que avança em direção ao aluno contemporâneo, impulsiona o significado da docência para a licencianda, nesses tempos de tecnologias e inclusão digital. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990011 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)