Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBol, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorGomes, Martha Regina Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-21T02:07:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139327pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema principal a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para o Ensino Fundamental e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula e a inclusão por meio de apreciações de dispositivos móveis. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante, refletindo a respeito de sua prática docente e discente, sobre suas experiências vividas como monitora do Projeto Mais Educação, bem como no estágio obrigatório do Magistério e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo desta pesquisa e a principal questão é refletir sobre como podem ser desenvolvidos planejamentos incluindo tecnologias digitais em tempos de cultura digital.Os pressupostos teóricos que sustentam a escrita contemplam a inclusão social, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) e orientações da UNESCO (2014). Assim, é problematizado não só o conceito de cultura digital (KREUTZ e BOLL), mas também o de inclusão social (WARSCHAUER), entrecruzando-os às discussões de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (1997). Esse contexto educador, que avança em direção ao aluno contemporâneo, impulsiona o significado da docência para a licencianda, nesses tempos de tecnologias e inclusão digital.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleAs Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas orientações para as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula : a importância dos planejamentos pedagógicos em tempos de Cultura Digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples