Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar
dc.contributor.advisor | Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Freitas Carvalho da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T02:07:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139311 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, visa conhecer os processos educativos no Programa de Apoio Pedagógico (PAP) de um hospital público de Porto Alegre. Para tanto, partiu-se da seguinte inquietação: quais os principais significados que docentes atuantes no programa de apoio pedagógico de um hospital público de Porto Alegre atribuem a esse processo educativo? A partir de entrevistas realizadas com um grupo de professores atuantes na classe hospitalar do PAP, objetivou-se averiguar os limites enfrentados pelos professores ao longo do processo educativo, conhecer e apontar as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, identificar a formação específica para a atuação como professor hospitalar, assim como conhecer a relação entre professor e aluno-paciente. Analisando os dados obtidos nas entrevistas, foi possível constatar que para os professores do PAP a formação específica não tem tanta importância quanto a capacidade de saber lidar com as adversidades, sentimentos e peculiaridades da classe hospitalar. Entretanto a falta de reconhecimento por parte da Secretaria de Educação do Estado e até mesmo de algumas escolas de origem dos alunos-pacientes acarreta na falta de conhecimento e valorização do trabalho que é realizado naquele espaço. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Hospital | pt_BR |
dc.title | Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles : percepções de professores de uma classe hospitalar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990197 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License