Quando brincar é o melhor remédio : percepções acerca do brincar de crianças hospitalizadas de zero a três anos de idade
dc.contributor.advisor | Fortuna, Tânia Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Bischoff, Jéssica Karine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T02:07:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139287 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar os espaços e os manejos destinados a crianças de zero a três anos de idade dentro do ambiente hospitalar. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma sala de recreação de um hospital da cidade de Porto Alegre/RS. Para compreender o funcionamento desta sala e as concepções dos profissionais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações durante os períodos de atendimentos ao público alvo. A partir desta coleta de dados, foi analisada a constituição física do ambiente, os brinquedos destinados a esse público e as relações existentes entre os profissionais que atuam naquele espaço e as crianças que o frequentam. Para embasar as análises foram utilizados os estudos de teóricos que versam sobre brincar e mais especificamente o brincar de zero a três anos. Bondioli, Gonzalez-Mena, Moyles, Piaget, Fortuna e Machado serviram de base para a construção deste trabalho. A análise de dados evidenciou a importância de destinar um espaço para o brincar dentro do ambiente hospitalar. Também ficou claro que as práticas com essa faixa etária vão além do ato de ofertar brinquedos adequados, mas se constituem em todos os momentos e nas trocas que acontecem através das interações. Tais aspectos permitem concluir que a sala de recreação é um espaço importante no hospital, mas que, além do espaço físico, é preciso profissionais dispostos e capacitados para exercer e manejar aqueles sujeitos, de forma que a brincadeira tenha uma dimensão efetivamente terapêutica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludoterapia | pt_BR |
dc.title | Quando brincar é o melhor remédio : percepções acerca do brincar de crianças hospitalizadas de zero a três anos de idade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990176 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1400)