Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorMizusaki, Lucas Eishi Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:09:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139122pt_BR
dc.description.abstractSeja por meio de novas metodologias, por novas ferramentas, ou pela simples presença nas salas de aula, as Tecnologias de Informação e Comunicação estão alterando profundamente as práticas educativas. Este trabalho se debruça sobre a interação entre as teorias de aprendizagem e as diferentes ferramentas computacionais para educação. Apontando uma incompatibilidade metodológica entre os modelos de avaliação do aluno existentes em Learning Management Systems e em ontologias computacionais frente a metodologias de ensino cognitivistas, propõe-se um novo modelo computacional de avaliação para representar aspectos cognitivos e comportamentais dos alunos. Chamado de grafos de avaliação, é um modelo baseado na área de sistemas de suporte à tomada de decisões em grupo, desenvolvida usando uma metodologia orientada ao consenso junto ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS. Espera-se que esse trabalho possa servir de base para a construção de ferramentas de avaliação computacional adequadas para essas metodologias.pt_BR
dc.description.abstractThrough the use of new methodologies and tools, or by its simple presence in classrooms, Information and Communication Technologies are radically changing educational practices. In this context, this work focuses on issues manifested in computational tools through the scope of different learning theories. It points out a methodological incompatibility among traditional student assessment tools available in current Learning Management Systems and some Computational Ontologies concerning cognitivist learning theories. Therefore, a new computational technique is proposed to evaluate cognitive and behavioral aspects of students. Called evaluation graphs, it is a Decision Support System developed as a consensus-driven methodology to be used in the AMORA project that is being conducted in the application school at UFRGS. It is expected that this new model will serve as the basis to build new student assessment tools compatible with these methodologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem colaborativa assistida por computadorpt_BR
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectDecision support systemsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEvaluation graphsen
dc.subjectRecuperacao : Informacaopt_BR
dc.subjectLeaning management systemsen
dc.subjectStudent assessmenten
dc.titleGrafos de avaliação : um modelo conceitual para avaliação escolar apoiada por computadorpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation graphs : a conceptual model to help the assessment of studentsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989770pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples