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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorZuffo, Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2008-09-23T04:13:30Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13884pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva investigar as causas que levam à aceitação ou rejeição do cartão de crédito como meio de pagamento entre os clientes pessoa física da agência do Banco do Brasil da cidade de Videira-SC. Para tanto, aborda-se aspectos teóricos sobre a origem do dinheiro e sua evolução até o advento do cartão de crédito, que é o tema principal desta pesquisa. O cartão de crédito vem revolucionando os meios de pagamento e alterando costumes e hábitos de consumidores, comerciantes e prestadores de serviço. No Brasil é tão difundido que segundo pesquisa realizada pela associação das administradoras de cartão de crédito já representa 61% dos pagamentos feitos por meio eletrônico. Como negócio o cartão de crédito se tornou um grande filão de mercado e já representa um produto indispensável na prateleira das instituições financeiras, daí surge a importância do estudo dos motivos propulsores da aceitação do cartão de crédito pelos usuários e também dos fatores que causam aversão a sua posse e uso. Dentre as principais causas de aceitação destaca-se a facilidade e comodidade proporcionada pelo cartão, por dedução, entende-se que é bem aceito pelos comerciantes e prestadores de serviço em geral. Já os principais fatores relacionados a rejeição do cartão estão relacionados ao custo e preocupação quanto a gastos excessivos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate the causes that people just accept or reject the credit card when it is used to do payments between clients of Brazil Bank in the city of Videira-SC. Although, we broach theory aspects about the origen of the money and its evolution to credit card, in this case is the principal theme of the research. The credit card are revolutionizing the payment ways and changing the customs and habits of the consumers, businessmem and traders. According a research that had done by Credit Card Association in Brazil, the credit card represents 61% of the payments done in eletronic ways. As a business, the credit card became a representative product, indispensable for financial instituctions, so this is the reason of this work, we have to know more about the causes of people have a good acceptance or really reject the credit card. However, the principal causes that users accept the credit card it´s because is so easy and confortable to use, and generally has a great acceptance by business people and traders. In otherwise, the principal factores related about the rejection by credit card are the expenses and excessive spents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCredit carden
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectAcceptanceen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectRejectionen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleO cartão de crédito na agência do Banco do Brasil de Videira - SCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649549pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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