Rodovia BR/290/RS (Free Way) : análise de desempenho do tráfego sob influência de fenômenos meteorológicos
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A dinâmica de um sistema de transportes está relacionada com a forma como a sua estrutura física e seus usuários interagem. A exemplo, ao passo que a demanda por transportes aumenta, é necessário que o sistema se adeque de forma a absorver esse acréscimo de usuários e manter um determinado nível de qualidade no serviço oferecido. Contudo, fatores externos ao sistema, como condições meteorológicas adversas, podem interferir nessa dinâmica e acarretar em perdas de velocidades e diminuição na capa ...
A dinâmica de um sistema de transportes está relacionada com a forma como a sua estrutura física e seus usuários interagem. A exemplo, ao passo que a demanda por transportes aumenta, é necessário que o sistema se adeque de forma a absorver esse acréscimo de usuários e manter um determinado nível de qualidade no serviço oferecido. Contudo, fatores externos ao sistema, como condições meteorológicas adversas, podem interferir nessa dinâmica e acarretar em perdas de velocidades e diminuição na capacidade da via, alterando o comportamento e desempenho operacional da corrente de tráfego. Partindo-se dessa ideia, o presente trabalho buscou analisar os impactos da incidência de chuva e neblina na corrente de tráfego do km 96 da BR/290/RS, e compará-los a resultados obtidos e descritos em estudos já realizados. Para tanto, dados que dizem respeito à velocidade e fluxo do tráfego do km-96 da BR/290/RS foram associados a dados da meteorologia correspondente ao mesmo intervalo de tempo. As curvas fluxo-velocidade foram traçadas de forma a obter-se o comportamento da corrente de tráfego nos intervalos de tempo bom, intervalos com incidência de chuva leve a moderada, chuva forte e intervalos com incidência de neblina, e a análise do comportamento da velocidade média dos veículos e da oscilação na capacidade da via em cada cenário foi feita tanto para a condição de fluxo livre quanto para a condição de congestionamento. Observou-se que, tanto com incidência de chuva leve a moderada quanto com incidência de chuva forte, as quedas da velocidade média foram mais expressivas na condição de congestionamento, chegando a 8% no cenário de chuva leve a moderada e 25,4% no de chuva forte. Em contrapartida, sob influência de neblina a queda da velocidade média observada na condição de fluxo livre foi de 6,25%, enquanto na condição de congestionamento a queda chegou a apenas 1%. No que diz respeito às oscilações na capacidade da via, observou-se uma queda expressiva de 30% sob condições de chuva forte. Ademais, os resultados encontrados corroboram a ideia de que condições meteorológicas adversas interferem no desempenho operacional do fluxo de veículos. A modelagem do comportamento da corrente de tráfego nessas situações pode ser de grande valia para estratégias do gerenciamento de tráfego, auxiliando em tomadas de decisões e soluções para a diminuição de congestionamentos, geração de filas e aumento dos tempos de viagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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