Comparação de desempenho térmico de pré-escolas do programa proinfância nas diferentes zonas bioclimáticas brasileiras : estudo do projeto padrão tipo C e projeto conforme recomendações normativas de envoltória
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Data
2015Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho versa sobre a comparação de desempenho térmico entre o Projeto original tipo C, do Programa Proinfância e o projeto com alterações na envoltória seguindo recomendações Normativas vigente para as oito Zonas Bioclimáticas brasileiras. As Normas utilizadas para o estudo foram as NBR 15.575 e 15.220, além do RTQ-C do PBE Edifica. As oito Zonas Bioclimáticas foram definidas conforme expõe a NBR 15.220-3, sendo que para cada zona utilizou-se uma cidade representativa. As cidades escolhi ...
Este trabalho versa sobre a comparação de desempenho térmico entre o Projeto original tipo C, do Programa Proinfância e o projeto com alterações na envoltória seguindo recomendações Normativas vigente para as oito Zonas Bioclimáticas brasileiras. As Normas utilizadas para o estudo foram as NBR 15.575 e 15.220, além do RTQ-C do PBE Edifica. As oito Zonas Bioclimáticas foram definidas conforme expõe a NBR 15.220-3, sendo que para cada zona utilizou-se uma cidade representativa. As cidades escolhidas para cada Zona Bioclimática, da primeira até a oitava, respectivamente foram: Curitiba, Santa Maria, Porto Alegre, Brasília, Niterói, Campo Grande, Teresina e Manaus. Os modelos geométricos foram criados com o Plug-in Open Studio para Sketchup e simulados com o Software Energy Plus, que atende padrões nacionais e internacionais para a simulação de desempenho térmico em edificações. Os critérios utilizados para avaliar os resultados foram os de mínimo, intermediário e superior dos dias típicos de inverno e verão segundo a NBR 15.575 e, também, os Graus-Hora de Aquecimento e Refrigeração para os dias típicos de inverno e verão. Com os resultados da pesquisa, verificou-se que o projeto de Referência obteve pelo menos nível de Desempenho mínimo em todas as zonas bioclimáticas brasileiras tanto no dia típico de verão quanto no dia típico de inverno. Já, o projeto com alterações sugeridas pelas Normativas conseguiu reduzir os Graus-Hora de Desconforto nos ambientes em praticamente todas as zonas, nos dias típicos de inverno e verão. Essa redução nos Graus-Hora de Desconforto chegou à 85% para o caso do dia típico de verão em Brasília. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5892)
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