Natureza e pátios escolares : percepção, conhecimento ambiental e efeitos no comportamento pró-ambiental de crianças em duas escolas públicas do município de Viamão-RS
dc.contributor.advisor | Castellá Sarriera, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Ventura, Leandro Ravel de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T02:07:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/138291 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é investigar a percepção, conhecimento ambiental e efeitos que o contato com elementos naturais, produzem no comportamento pró-ambiental de crianças. Participaram do estudo 132 crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos. Matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Também se buscou conhecer como as crianças da amostra percebem, definem e interagem com a natureza. Para tanto, este estudo foi realizado em duas Etapas. Na primeira, quantitativa, se utilizou questionário sociodemográfico, Escala de natureza percebida nos pátios e entorno escolar, Escala de frequência de contato com a natureza, Escala de conduta pró-ambiental e Escala de satisfação dos participantes com a atividade proposta pelo estudo. Na segunda Etapa, qualitativa, foi investigado como as crianças dessa amostra definem e percebem a natureza e pátio escolar. Nessa atividade foi utilizado desenho livre, mostra de imagens fotografadas por elas e entrevista semiestruturada. Os resultados assinalaram que o distanciamento do contato com a natureza, ocasionado pela urbanização, contribui para a construção de um sentido idealizado da natureza pelas crianças e que o contato com a natureza é um potencializador de comportamentos pró-ambientais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Natureza e pátios escolares : percepção, conhecimento ambiental e efeitos no comportamento pró-ambiental de crianças em duas escolas públicas do município de Viamão-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Campos, Camila Bolzan de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989683 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Psicologia (451)