Natureza e pátios escolares : percepção, conhecimento ambiental e efeitos no comportamento pró-ambiental de crianças em duas escolas públicas do município de Viamão-RS
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Data
2015Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a percepção, conhecimento ambiental e efeitos que o contato com elementos naturais, produzem no comportamento pró-ambiental de crianças. Participaram do estudo 132 crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos. Matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Também se buscou conhecer como as crianças da amostra percebem, definem e interagem com a natureza. Para tanto, este estudo foi realizado em duas Etapas. Na primeira, qua ...
O objetivo deste estudo é investigar a percepção, conhecimento ambiental e efeitos que o contato com elementos naturais, produzem no comportamento pró-ambiental de crianças. Participaram do estudo 132 crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos. Matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Também se buscou conhecer como as crianças da amostra percebem, definem e interagem com a natureza. Para tanto, este estudo foi realizado em duas Etapas. Na primeira, quantitativa, se utilizou questionário sociodemográfico, Escala de natureza percebida nos pátios e entorno escolar, Escala de frequência de contato com a natureza, Escala de conduta pró-ambiental e Escala de satisfação dos participantes com a atividade proposta pelo estudo. Na segunda Etapa, qualitativa, foi investigado como as crianças dessa amostra definem e percebem a natureza e pátio escolar. Nessa atividade foi utilizado desenho livre, mostra de imagens fotografadas por elas e entrevista semiestruturada. Os resultados assinalaram que o distanciamento do contato com a natureza, ocasionado pela urbanização, contribui para a construção de um sentido idealizado da natureza pelas crianças e que o contato com a natureza é um potencializador de comportamentos pró-ambientais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (447)
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