Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.contributor.authorVentura, Leandro Ravel de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T02:07:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138291pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar a percepção, conhecimento ambiental e efeitos que o contato com elementos naturais, produzem no comportamento pró-ambiental de crianças. Participaram do estudo 132 crianças e pré-adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos. Matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Também se buscou conhecer como as crianças da amostra percebem, definem e interagem com a natureza. Para tanto, este estudo foi realizado em duas Etapas. Na primeira, quantitativa, se utilizou questionário sociodemográfico, Escala de natureza percebida nos pátios e entorno escolar, Escala de frequência de contato com a natureza, Escala de conduta pró-ambiental e Escala de satisfação dos participantes com a atividade proposta pelo estudo. Na segunda Etapa, qualitativa, foi investigado como as crianças dessa amostra definem e percebem a natureza e pátio escolar. Nessa atividade foi utilizado desenho livre, mostra de imagens fotografadas por elas e entrevista semiestruturada. Os resultados assinalaram que o distanciamento do contato com a natureza, ocasionado pela urbanização, contribui para a construção de um sentido idealizado da natureza pelas crianças e que o contato com a natureza é um potencializador de comportamentos pró-ambientais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleNatureza e pátios escolares : percepção, conhecimento ambiental e efeitos no comportamento pró-ambiental de crianças em duas escolas públicas do município de Viamão-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCampos, Camila Bolzan dept_BR
dc.identifier.nrb000989683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem