Revestimentos de pavimentos : estudo da aderência na aplicação de compósitos cimentícios de alto desempenho para recapeamento

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Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Visando melhorar o desempenho dos concretos de cimento Portland para recapeamento de pavimentos, vários estudos mostraram que a adição de fibras apresenta resultados satisfatórios no controle do processo de fissuração aumentando a ductilidade e a capacidade de deformação do material. Neste sentido, um grupo de pesquisadores americanos desenvolveram o Engineered Cementitious Composites (ECC), um compósito cimentício de alto desempenho reforçado com fibras. Este concreto apresenta elevado teor de ...
Visando melhorar o desempenho dos concretos de cimento Portland para recapeamento de pavimentos, vários estudos mostraram que a adição de fibras apresenta resultados satisfatórios no controle do processo de fissuração aumentando a ductilidade e a capacidade de deformação do material. Neste sentido, um grupo de pesquisadores americanos desenvolveram o Engineered Cementitious Composites (ECC), um compósito cimentício de alto desempenho reforçado com fibras. Este concreto apresenta elevado teor de cimento e através de um volume de fibras da ordem de 2%, apresenta excelente desempenho na propagação de fissuras e, consequentemente, na durabilidade do recapeamento. Nos últimos anos o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) vem desenvolvendo estudos com o objetivo de adaptar o ECC a materiais locais. Entre as principais adaptações pode-se destacar a utilização de fibras de polipropileno e materiais pozolânicos visando a concepção de misturas mais viáveis economicamente e mais ambientalmente sustentáveis. A utilização deste compósito depende, no entanto, de boa aderência com o pavimento existente, pois é fundamental que as camadas trabalhem de forma monolítica reduzindo os esforços de tração no concreto. Um ensaio de cisalhamento entre as diferentes camadas mostra-se como uma importante forma de análise e é apresentado neste trabalho. A partir desta metodologia pode-se encontrar as tensões de ruptura por cisalhamento entre camadas de CA (Concreto Asfáltico) e camadas de recapeamento em ECC. Foram moldados 4 corpos de prova sem nenhum tratamento na interface das camadas, e o valor médio das tensões de cisalhamento encontrado foi de 949 kPa, valor considerado satisfatório visto a comparação com outros estudos relacionados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5990)
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