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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.date.accessioned2008-09-04T04:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13806pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe análise das representações das homossexualidades na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira entre os anos de 1979 e 2008. A análise diacrônica do corpus, de 35 comerciais de televisão, conta com referencial sobre a publicidade e propaganda como espaço de mediação cultural de práticas sociais. A história das homossexualidades e dos estudos de gênero, gays e lésbicos e teoria queer sustentam a crítica da conformação das representações sob o binarismo de gênero como parte fundamental de sustentação de um modelo hegemônico. A norma é apontada e criticada na manutenção da heterossexualidade compulsória, regulando e sendo tensionada pela visibilidade do que escapa do modelo vigente. As Representações Sociais metodologicamente permitem a apresentação de alterações percebidas no corpus como matrizes de um regime de representação das homossexualidades no texto publicitário. A partir de Análise de Conteúdo, apontam-se duas categorias das representações, as estereotipadas e as desconstrucionistas, apresentando as construções das homossexualidades no texto publicitário no período em questão.pt_BR
dc.description.abstractThis paper purposes an analyses of the representations of the homosexualities on advertisement and propaganda broadcasted on Brazilian television between 1979 and 2008. The diachronic analysis of the corpus from 35 TV commercials counts on a referential about advertisement and propaganda as a space of cultural mediation of social practices. The history of homosexualities and the studies of gender, gays and lesbians and the queer theory sustain the criticism of the conformation of the representations under the gender binarisms as fundamental part of sustentation of hegemonic model. The norm is pointed and criticized on the maintenance of compulsory heterosexuality, regulating and being tensioned by the visibility of what escapes from the current model. The Social Representations methodologically permit the appearance of perceived alterations on the corpus as patterns of a regime of representation of the homosexualities on the advertising text. From the Analysis of the Content, two categories of the representations are pointed out, the stereotyped and the deconstructionist ones, presenting the constructions of the homosexualities on the advertising text in this period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAdvertising and propagandaen
dc.subjectHomosexualitiesen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.titleAs representações das homossexualidades na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira : um olhar contemporâneo das últimas três décadaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000655317pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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