Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Cristiane Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2008-08-20T04:12:10Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13696pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação entrelaça conceitos da Geografia com a Pedagogia Freireana o que permite refletir a respeito da prática pedagógica adotada nas escolas localizadas na zona rural em São Sebastião do Caí-RS. Resgata a memória das comunidades escolares e de antigos educadores rurais e investiga uma possível ruptura entre o rural e a sala de aula. Tais temas são abordados com um enfoque pedagógico que se baseia numa metodologia que enfatiza a ação-reflexão-ação e também na metodologia de histórias de vida e histórias orais. Esta pesquisa construída através de uma prática reflexiva, participativa e integradora busca a valorização da vida cotidiana, do lugar, da cultura e da identidade das comunidades rurais, possibilitando a significação do espaço vivido, a valorização dos saberes e a construção de uma prática pedagógica pautada no diálogo com o mundo real; ainda visa promover junto aos verdadeiros agentes transformadores da educação (educandos, educadores e comunidade escolar) um ato de conscientização o que implica na valorização e na mudança do cotidiano vivido.pt_BR
dc.description.abstractCe travail entremele des concepts de la géographie avec la pédagogie de Paulo Freire. Cela permet de réflechir sur la pratique pédagogique adoptée dans les écoles situées dans la campagne de la municipalité de São Sebastião do Caí – RS. Reprend la mémoire des communautés scolaire et celle des anciens éducateurs ruraux. Recherche la possibilité de rupture entre le rural et l’enseignement en classe. Tels sujets sont abordés avec un regard pédagogique selon la méthodologie de l’action-refléxion-action et aussi selon les histoires de vie et oral. Cette recherche, elaborée parmi une pratique qui a la réfléxion, la participation et l’intégration, vise la valorization de la vie quotidienne, de lieu, de la culture et de l’identité des communautés ruraux. Tout cela a permis la singnification de l’espace vécu, la valorization des savoirs et la construction d’une pratique pédagogique réglé par le dialogue avec la réalité. Cet étude vise promouvoir avec les vrais agents changeants de l’éducation (élèves, éducateurs et communauté scolaire) un acte de prise de conscience dont la conséquence est la valorization et le changements de la vie quotidienne.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia ruralpt_BR
dc.subjectPratique pédagogiquefr
dc.subjectvie quotidiennefr
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectCulturefr
dc.subjectSão Sebastião do Caí (RS)pt_BR
dc.subjectIdentitéfr
dc.subjectvalorization du ruralfr
dc.titleA Aprendizagem com referências no lugar : reflexões sobre a prática pedagógica nas escolas do meio rural de São Sebastião do Caípt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000643316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples