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dc.contributor.advisorCarro, Luigipt_BR
dc.contributor.authorMattos, Julio Carlos Balzano dept_BR
dc.date.accessioned2008-07-29T04:12:22Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13484pt_BR
dc.description.abstractO software vem se tornando cada vez mais o principal fator de custo no desenvolvimento de dispositivos embarcados. Atualmente, com o aumento aumentando da complexidade dos sistemas embarcados, se faz necessário o uso de técnicas e metodologias que, ao mesmo tempo, permitam o aumento da produtividade do desenvolvimento de software e permitam manipular as restrições dos sistemas embarcados como tamanho de memória, comportamento de tempo real, desempenho e energia. A análise e projeto orientado a objetos são altamente conhecidos e utilizados na comunidade de engenharia de software. Este paradigma auxilia no desenvolvimento e manutenção do software, porém apresenta uma signi cativa sobrecarga em termos de memória, desempenho e tamanho do código. Esta tese introduz uma metodologia e um conjunto de ferramentas que permitem o uso concomitante de orientação a objetos e os diferentes requisitos dos sistemas embarcados. Para atingir este objetivo, esta tese apresenta uma metodologia para exploração de software embarcado orientado a objetos que permite melhoria em diferentes níveis do processo de desenvolvimento do software baseado em diferentes implementações do mesmo processador. Os resultados da metodologia são apresentados baseados na aplicação de um tocador de MP3.pt_BR
dc.description.abstractSoftware is increasingly becoming the major cost factor for embedded devices. Nowadays, with the growing complexity of embedded systems, it is necessary to use techniques and methodologies that can, at the same time, increase software productivity and manipulate embedded systems constraints - like memory footprint, real-time behavior, performance and energy. Object-oriented modeling and design is a widely known methodology in software engineering. This paradigm may satisfy software portability and maintainability requirements, but it presents overhead in terms of memory, performance and code size. This thesis introduces a methodology and a set of tools that can deal, at the same time, with object orientation and di erent embedded systems requirements. To achieve this goal, the thesis presents a methodology to explore object-oriented embedded software improving di erent levels in the software design based on di erent implementations with the same processor. The results of the methodology are presented based on an MP3 player application.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMicroeletrônicapt_BR
dc.subjectEmbedded systemsen
dc.subjectSistemas embarcadospt_BR
dc.subjectEmbedded softwareen
dc.subjectSistemas digitaispt_BR
dc.subjectObject orientationen
dc.subjectDesign space explorationen
dc.titleDesign space exploration of SW and HW IP based on object oriented methodology for embedded system applicationspt_BR
dc.title.alternativeExploração do espaço de projeto de IPs de SW e HW em uma metodologia orientada a objetos para aplicações embarcadas pt
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000648263pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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