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dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Gina Nardie Correapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134472pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho sugere o uso dos objetos de aprendizagem na alfabetização dos alunos das séries iniciais. A autora optou por esse tema por trabalhar com turmas de terceiros anos iniciais há alguns anos e ter observado que os mesmos vinham com muitas defasagens na leitura e escrita e que sentiu necessidade de contribuir para aprimorar suas competências e habilidades com outros materiais que atraíssem os alunos de forma lúdica e prazerosa. O educador tem o dever com ele mesmo de procurar meios para atingir esse aluno, logo é indispensável que haja uma reflexão sobre sua prática que o levará a pesquisar e estudar uma metodologia diferenciada, que atraia e envolva o aluno, estimulando a promover sua competência tornando-se capaz de manipular os instrumentos e recursos de forma interativa. Os objetos de aprendizagem podem ser utilizados como recurso didático, pois facilitam e melhoram a qualidade do ensino aprendizagem. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis como: livro digital, caça-palavras, fotos, vídeos. Essas ferramentas facilitam e contribuem de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos, oportunizam a interação do aluno. Utilizar outras ferramentas na aprendizagem facilita para que o aluno construa novos conhecimentos sem dispensar o conhecimento já adquirido. Os objetos de aprendizagem fazem ressurgir a curiosidade, o interesse e a disposição para o estudo. Os jogos alfabéticos são grandes motivadores sendo que promovem a indagação e a construção do conhecimento além de estimular o prazer pela leitura. Desse modo, fazer uso do computador para jogar, fazer leituras, visualizar suas próprias produções, aprender fazendo, uma vez que ele mesmo manipula, buscando seu próprio aprendizado, torna o aluno um ser autônomo.pt_BR
dc.description.abstractThis work suggests the use of learning objects in the literacy of students in the early grades. The author chose this theme to work with third early years classes a few years ago and have noticed that they came with many gaps in reading and writing and he felt the need to contribute to hone their skills and abilities with other materials that would attract students a playful and pleasurable way. The educator's duty to himself to seek means to this student, so it is essential that there is a reflection on your practice that will take you to research and study a different methodology, that will attract and involve the student, encouraging promote its jurisdiction making if able to manipulate the tools and resources interactively. Learning objects can be used as a teaching resource by making it easier and improve the quality of teaching and learning. Learning objects are reusable digital resources such as digital book, word searches, photos, videos. These tools facilitate and contribute significantly to student learning, nurture student interaction. Use other tools in learning easier for students to build new knowledge without dispensing the knowledge already acquired. Learning objects make resurface curiosity, interest and a willingness to study. Alphabetic games are great motivators being that promote inquiry and the construction of knowledge and stimulate the pleasure of reading. Thereby making use of the computer to play, take readings, view your own productions, learning by doing, as he manipulates, seeking their own learning, the student becomes an autonomous being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleO uso dos objetos de aprendizagem na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986785pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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