Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Elena Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134468pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias estão transformando as maneiras de ensinar e aprender e o poder de atração das redes sociais, independentemente da classe social ou faixa etária é indiscutível, de modo que nós professores precisamos estar constantemente nos reciclando, quanto aos métodos e maneiras de ensinar nossos alunos, que já se encontram familiarizados com este recurso e se o professor souber explorá-lo poderá contribuir para a diminuição das barreiras de comunicação entre os alunos e professores. Por isso é imprescindível que a escola crie formas de se apropriar dessas ferramentas de maneira pedagógica, criando ambientes colaborativos de aprendizagem. Com isso estaremos contribuindo para que nossos alunos sigam construindo sua aprendizagem, como sujeitos do processo. Utilizar as redes sociais na educação é, portanto estender o espaço físico das salas de aula; dessa forma o aluno não é limitado apenas ao tempo de uma aula. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa com alunos do 5º ano com faixa etária entre 10 e 16 anos, de uma escola da zona urbana de Viamão/Rs, sobre a importância das redes sociais e quais as mais utilizadas, para posteriormente ser elaborado um projeto com a rede mais utilizada peos alunos,. Após pesquisar as diversas redes sociais e seus diversos usos e aplicar aos alunos questionário, identifiquei que dentre os 34 alunos entrevistados 86,4% utilizam o facebook. Trabalhar com redes sociais na educação nos dá uma gama de possibilidades, e o facebook pelo seu design, possui características que mais se adequam a esta proposta de trabalho, deste modo foi a rede social escolhida pelo grupo. Formamos um grupo chamado Turma 53, onde os alunos foram inseridos ao grupo e as atividades são postadas e comentadas neste grupo e também em sala de aula, pois alguns alunos não têm acesso em casa. Percebo melhoras na interação dos alunos com seus colegas e também com a professora, alunos mais tímidos e retraídos, conseguem se expressar com mais facilidade, percebo também melhora na produção textual, onde a expressão é mais livre.pt_BR
dc.description.abstractThe technology is changing the ways of teaching and learning. The power of attraction of social media, regardless of social class or age group is unquestionable so is a must for us teachers to keep recycling ourselves as for the methods and ways of teaching the students, who are already acquainted with this feature. If the teacher knows how to take advantage of it, he will be able to contribute with the reduction of communication barriers between teachers and students. Therefore, the school has to create ways to appropriate itself with the necessary tools in a pedagogical way so there will be learning collaborative environments. By this means he will be contributing with our students so they can keep building apprenticeship as the subjects of the process. Using the social media in education means to broaden the physical space of the classroom, so the student won’t be restricted to the classroom only.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducational toolsen
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNetworked societyen
dc.subjectCollaboration softwareen
dc.subjectConnectivityen
dc.subjectEducational mediaen
dc.titleRedes sociais no ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples