Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorBrustolin, Cristianept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134457pt_BR
dc.description.abstractA sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia.pt_BR
dc.description.abstractThe company undergoes significant changes that influence the way we think and we act, so the technologies cause changes in the way of living, social integration, in short, in every aspect of human life. The blog is an important communication tool, interaction and sharing of ideas, information and knowledge collaboratively. Considered a democratic space, blogging is increasingly used by teachers, both for its language as to be an excellent addition to teaching all disciplines, allows the production of texts, analyzes and opinions on current, photos and videos publication, besides favoring the imagination and facilitate socialization through the comments that can be posted. The teaching of chemistry, it is often perceived as a big deal, using the blog for chemistry teaching is configured as an opportunity for school break barriers, allowing new ways to present, discussing and reflecting on knowledge of the area. In view of these advantages, we decided to create a blog with the students of the two third-year high school classes studying the part of DAMC school in the morning, thinking mainly in exploring the construction of some knowledge of a more dynamic, interactive and comprehensive. Most of the students approved the creation of the blog, not only to have had some "different class" that probably in the near future will become regular classes, the shared experiences and the camaraderie between them made it possible to know more and more new processes, technology and different media types.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectChemicalen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectBlogen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMídias no ensino da química : uma experiência com bloguespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localSerafina Corrêa, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples