Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Mariapt_BR
dc.contributor.authorGheller, Silvete Teichmannpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134453pt_BR
dc.description.abstractO uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade até mesmo nas instituições de ensino situadas nas zonas rurais, como nas chamadas escolas do campo. A utilização das tecnologias está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. Sendo que a apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias. Devido a isto, o presente trabalho analisa a importância do uso dessas tecnologias na educação do campo, o objetivo é identificar as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da região pesquisada. Foi possível observar a não utilização diária da sala de informática no processo de ensino e de aprendizagem por uma boa parcela dos alunos; bem como, a não instalação da Internet na escola.pt_BR
dc.description.abstractEl uso de las tecnologías en las escuelas se amplía cada vez más en este nuevo cenário del século XXI, pues con el avancio de la globalización la tecnología passó a ser inserida en el cotidiano, ylas informaciones ylos conocimientos llegan con mayor intensidad hastamismo las instituiciones de enseño situadas en las zonas rurales, como en las llamadas escuelas del campo. La utilización de las tecnologías es inminente, y está transformando las relaciones humanas en todas las sus dimensiones: económicas, sociales y en elámbito educacional no tiene sido diferente. Siendo que laapropriación de estos medios de comunicación para la construción del conocimiento ven mobilizando los educadores en el sentido de la seleción y utilización más adecuada de estas nuevas tecnologías. Devido a esto, el presente trabajo analisará la importância del uso de estas tecnologías en la educación del campo, el objectivo es identificar sus dificuldades encontradas en la utilización de las Tecnologías de Información y Comunicación en el Enseño Fundamental en una escuela de la rede pública municipal de la región pesquisada. Fue posible observar la no utilización diária de la sala de informática en el proceso de enseño y de aprendizajen por una buena parcela de los alumnos; bien como, la no instalación de la Internet en la escuela.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJuegos pedagógicos digitaleses
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducación del campoes
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleJogos pedagógicos digitais na educação do campopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples