Curtas-metragens na escola : prazer em aprender
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Short films at school : happy to learn
Assunto
Resumo
O tema desta monografia é curtas-metragens na escola. O objetivo geral foi analisar a experiência de elaboração de curtas-metragens pelos alunos do Ensino Médio Politécnico para uma prática interdisciplinar na visão dos professores participantes do projeto. Enfatiza-se, assim, a possibilidade de uma produção criativa através do uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O estudo foi realizado junto a turmas do Ensino Médio Politécnico do primeiro ao terceiro ano de uma escola da ...
O tema desta monografia é curtas-metragens na escola. O objetivo geral foi analisar a experiência de elaboração de curtas-metragens pelos alunos do Ensino Médio Politécnico para uma prática interdisciplinar na visão dos professores participantes do projeto. Enfatiza-se, assim, a possibilidade de uma produção criativa através do uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O estudo foi realizado junto a turmas do Ensino Médio Politécnico do primeiro ao terceiro ano de uma escola da Rede Estadual do município de Alvorada-RS. Selecionou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os principais resultados encontrados foram a participação e a integração efetiva de todos; e as relações de trocas que foram sendo estabelecidas. São ainda destaque para a pesquisa a autoria e a cooperação ao longo do projeto. Verificou-se uma aprendizagem mais rica tanto para alunos quanto para professores, que, aproveitando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, souberam explorar e tirar o máximo proveito de uma ferramenta tão popular quanto o vídeo. ...
Abstract
The theme of this monograph is short films in school. The overall objective was to assess the contribution of the development of short films by students of the Polytechnic School for interdisciplinary practice in view of the project participants teachers. It emphasizes thus the possibility of a creative production through the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The study was conducted at the Polytechnic High School classes from first to third year of a school State Network ...
The theme of this monograph is short films in school. The overall objective was to assess the contribution of the development of short films by students of the Polytechnic School for interdisciplinary practice in view of the project participants teachers. It emphasizes thus the possibility of a creative production through the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The study was conducted at the Polytechnic High School classes from first to third year of a school State Network of Alvorada-RS municipality. The methodology qualitative research was selected, with the case study method. The main results were the participation and effective integration of all; and the terms of trade that have been established. The results are also a prominence for the research authorship and cooperation throughout the project. There was a richer learning for both students and for teachers, who, taking advantage of the technologies available in the school environment, able to exploit and get the most out of such a popular tool as video. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License