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dc.contributor.advisorSabrito, Carlos Eduardo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Daniele Mari de Souza Alvespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134444pt_BR
dc.description.abstractO tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of the present work addresses the use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool, taking into consideration the huge variety of existing mobile devices. Although serving as a tool to support learning, its use encounters barriers to legal and personal order. Facing this reality, this study is justified because these devices provided new ways of communication between students and educators. Therefore, a case study was carried out, which in theoretical research, examined scientific articles, journals and relevant legislation to the topic under study. As for the practical observation, an exploratory research was conducted in the period from March 2015 to June 2015, on the subject in question, through educational proposals with a second-year high school class. Students used the cell phone in school in various practical activities and, at the end of these proposals, the students gave written testimony about the practices carried out involving the use of the mobile device, highlighting the positive and negative aspects, which helped in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.subjectCellphoneen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical toolen
dc.titleO uso do celular como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986009pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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