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dc.contributor.advisorGeller, Marlisept_BR
dc.contributor.authorLacerda, Aline de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134425pt_BR
dc.description.abstractAs mídias influenciam as pessoas no modo de viver, agir e pensar o mundo. A cada exposição, interpreta-se e absorve-se o que está sendo transmitido mesmo que nenhuma palavra seja dita. Mas será que este processo pode ser percebido? Será que se pode identificar o exato momento em que as influências atingem o receptor, que passa a pensar de acordo com o que vê e escuta? Esta pesquisa tem o objetivo de documentar e evidenciar estas influências demonstrando, através da revisão de literatura e de um estudo de caso, como este processo de alienação ocorre e como pode ser contraposto através do uso do vídeo e veiculações midiáticas na sala de aula, sob a orientação e supervisão do professor. O tema escolhido se refere às relações de gênero, pois este é um grande exemplo de assunto invisibilizado, marginalizado e de baixa representatividade na mídia, criando tabus capazes de regular, normatizar e coibir os jovens de se desenvolverem naturalmente com liberdade de serem e agirem com suas mentes e corpos da forma com que gostariam. O trabalho orientado com o vídeo em aula busca trazer uma luz a este assunto, diminuindo as resistências na aceitação das diferentes expressões de gênero e proporcionando uma análise reflexiva das mídias excludentes e parciais presentes no dia-a-dia.pt_BR
dc.description.abstractThe media influence people in the way of living, acting and thinking the world. Every exhibition is interpreted and absorbed in the way it is being transmitted even if no words are spoken. But can this process be perceived? Can we pinpoint the exact moment when the influences reach the receiver, making him think according to what was seen and heard? This research intends to document and demonstrate these influences showing through the literature review and case study how this alienation process occurs and how it can be countered through the use of video and media placements in the classroom, under the guidance and supervision of the teacher. The theme relates to gender relations, as this is a great example of subject made invisible, marginalized and with low representation in the media, creating taboos which can regulate and deter young people to develop naturally with freedom, to be and to act with their minds and bodies as they would wish to. The oriented work with the video in class seeks to bring a light to this subject, decreasing the resistance in the acceptance of different expressions of gender and providing a reflective analysis of exclusive and partial media present in our daily lifes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectVisibilityen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectChangeen
dc.subjectSocietyen
dc.titleVídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeVideo and gender : the (in) visibility of gender issues in the classroomen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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