Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchmitt, Marcelo Augusto Rauhpt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Iracir dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134415pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com alunos do 9º ano da escola pública estadual de São Leopoldo/ RS. Tem por objetivo analisar como a produção de paródias com o vídeo temático, pode contribuir e motivar os alunos a aprenderem, tonando-se protagonistas na construção do conhecimento (TAVARES, 2004). A metodologia utilizada foi um estudo de caso qualitativo, onde se analisa a situação dentro do seu contexto (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). Os resultados da investigação possibilitaram compreender que a produção das paródias com vídeos temáticos permitem aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como o senso crítico, a criatividade, a autonomia, e a negociação de prioridades (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). Ao propor a criação de letra e vídeo da paródia musical, foi oportunizado ao aluno expressar seus gostos musicais, associando-os ao conteúdo de forma a torná-lo mais próximo da sua realidade. Ao final da investigação pode-se concluir que, no contexto aplicado, o uso de paródias pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, gerando uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractThis research article was carried out with 9th grade students from public school in São Leopoldo /RS. It aims to analyze how the production of parodies with a thematic video can contribute and motivate the students to learn, becoming the main characters in the knowledge building (TAVARES, 2004). The used methodology was a qualitative case study, where the situation is analyzed within its context (RODRIGUES, 2006; YIN, 2015). The research results made it possible to understand that the production of parodies with thematic videos allow the students to develop many skills such as critical thinking, creativity, autonomy, and priorities negotiation (JONASSEN, 1996; ARROIO; GIORDAN, 2006). In proposing the creation of the lyrics and the video of the musical parody, it was offered to the students to express their musical tastes, linking them to the content to make it closer to their reality. The conclusion of this research shows that the use of parodies, in the applied context, can contribute to the students’ knowledge, generating meaningful learning to them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParodyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectVideosen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectKnowledge buildingen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleO uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem