Mídias potencializando o ensino da Geografia para alunos do 6º ano
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Eunice Santos Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:07:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134414 | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo e a sociedade estão em constante transformação e para fazer parte dela, precisamos nos mudar, nos adaptar. A escola e os professores devem acompanhar estas transformações, e nesse sentido, recursos multimídias vieram para nos servir de ferramentas, uma vez que eles podem contribuir para uma metodologia que busque o envolvimento dos alunos, e os motive a buscar o conhecimento através de atividades diferenciadas. O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização dos recursos multimídias no ensino da disciplina de geografia do 6º ano, além de demonstrar que o aprendizado pode ser potencializado com o emprego das mídias. Para desenvolver a pesquisa foram trabalhados quatro conteúdos utilizando de recursos multimídias variados. Três turmas de 6ºs anos foram avaliadas e seus desempenhos comparados com o desempenho de 2014, através de gráficos e tabelas, demostrando e explicando os resultados da pesquisa, que teve caráter quantitativo e qualitativo. Os alunos de 2015, em cujas aulas foram empregados recursos de multimídia, tiveram um melhor desempenho do que os alunos de 2014 instruídos com aulas mais tradicionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The World and the society are constantly changing and to make part of it we have to change ourselves, adapt. The highschool and the teachers must go along with those transformations, the multimedia resources came to serve as tools, building new methodology that pursue the student involvement and motivation to seek the knowledge through differentiated activities. This paper intends to reflect about the utilization of the multimedia resources in geography theaching for six grade and show that learning might be potentialized by using the medias. The audience it's constituted of six grade students. To develop the research were worked four contents utilizing varied multimidea resources. The classes were evaluated and their performance were compared with the six graders of 2014, graphics and table were elaborated showing and explaining the results of the research constituting of quantitative and qualitative. The students of 2015, that had classes with multimedia resources, different than the 2014 ones, had a better performance. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Multimedia resources | en |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | 6 grade | en |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Mídias potencializando o ensino da Geografia para alunos do 6º ano | pt_BR |
dc.title.alternative | Enhancing the teaching of geography to 6th grade students through the use medias | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986260 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)