Histórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitais
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Rigoni, Evandra Fernanda Balbinot Damo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:07:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134411 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de caráter teórico, tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos e objetiva analisar de que forma o uso desse gênero textual pode contribuir na alfabetização de educandos do 1º ano do ensino fundamental. O uso de ferramentas como softwares e aplicativos permite ao educando inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, com ludicidade, dinamismo e empolgação. As Histórias em Quadrinhos podem funcionar como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que é possível perceber, através do seu uso, um incentivo às interações orais, a habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto, como as marcas de humor. Destaca-se ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research, of a theoretical character, is focused on the genre Comics and aims analyze how the use of this literary genre can contribute to learners' literacy from 1st year of elementary school. The use of tools like software and applications allows the learner several possibilities of knowledge construction, with playfulness, dynamism and excitement. The Comics can work as a pedagogical tool in literacy and reader formation process, once it is possible to notice, through its use, an incentive to oral interactions, the text and image reading skills, showing incorporation capacity of constituent elements from this text genre, like the signs of humor. It also stands out that these elements are also present in textual productions, in which the verbal and non-verbal texts are linked. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Comics | en |
dc.subject | Writing practice | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Software | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos no processo de alfabetização : potencialidades dos recursos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Comics and the literacy process : the potential of digital resources | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986830 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)